segunda-feira, 7 de abril de 2008

A noite em Cairns e no barco















Como eh possivel reparar, eu continuo convivendo com pessoas abaixo da minha idade. Parece que meus contemporaneos foram todos abdusidos e vivem em outro planeta. Ou, na melhor das hipoteses, estaum em casa e naum viajam para a Australia. Se eh que serve de consolo pras amiguinhas que estaum aih em Palmas, os exemplares do outro sexo da nossa idade e, minimamente interessantes, tambein desapareceram. Acho, galera, que jah era. Quem tem, cuida, quem naum tem, fica sem. eh eh eh. Mas o legas da vida eh naum depender de ninguem pra ser feliz. Como se podese reparar, me divirto a farta por aqui. Esse bando de menino com cara de cowboy que, como disse minha amiga Sonia, de azul turquesa, look so stupid, estaum dando o bota fora num deles que volta para os Estados Unidos - eh claro - com essas caras.... Essa minha amiga Sonia, que eh a cara da filha Mel, filha da May, cunhada da Sinara do Pelagio, eu conheci a bordo do barco onde fiquei 3 noites. O esquem 'e simplesmente fantastico. Saum 5 mergulhos todos os dias: 6,30h e cafeh da manhan; outros dois dives as 8,30h e 9,30h e entaum almossamos; as 2,30h da tarde outro dive, jantar e as 19 horas o grande mergulho noturno que eh divino. A sensassaum eh que se estah no espasso sideral. Nunca fui lah mas deve ser bem parecido porque de dia voce tem a referencia dos corais, dos peixes, de tudo o que voce ve e que te dah a certeza de que voce estah, digamos assim, em peh. Mas de noite naum. A unica referencia eh quando voce ilumina o colega ao lado e ve que ta todo mundo com a cabeca pra cima. E de noite a cor do fundo do mar eh outra. As cores mudam, parece que ficam mais intensas. Mas legal mesmo foi a segunda noite. Acabamos de jantar e fomos la pra fora, ver o ceu. Tava uma chuvinha besta, meio garoa de Sao Paulo e fomos nos aproximando da popa do barco que eh onde mergulhamos. UUAUAUAUAUAUAUAUAUA.... Foi demais. Tinha um monte de tubaroes e peixes enormes chamados Travallis. Tinham mais de 10 tubaroes de um metro e meio quase dois. Fiquei euforica. Meu desejo ia se realizar. Dei pulos de alegria e desci imediatamente para por minha roupa. A luz do barco que ilumina o fundo do mar atrai os tubaroes que se movem a noite. De dia eles costumam dormir. E eles andavam pra l'a e pra c'a, lentamente, no maior charme. Claro que me certifiquei que nada poderia me acontecer. O Ray, um diver brincalhaum, como alias a maioria deles, disse que era soh pra eu naum ficar com os brassos muito abertos que tudo bem. eh eh eh. Minha amiga Anne Frank naum foi. Amarelou. Disse que tava com frio mas era outra coisa eh claro. E la fui eu. Claro que o outro grupo mergulhou primeiro e, minha frustrassaum: quando a gente pula na agua os tubaroes fogem de medo da gente e daum um apequena deaparecida. Mergulhei confiante com meu gui a mais 5 mergulhadores. Somente na volta, novamente embaixo do barco eh que voltamos a encontrar com os bicinhos. O guia, pelo sim pelo naum, pegou na minha maum. Vi mais de 5 tubaroes passando a minha frente, e os outros peixoes tambem bem perto. FOI MARAVILHOSO e tudo muito rapido. Os minutos passam muito rapido quando estamos mergulhando. Cada mergulho costuma durar de 40 a 55/60 minuots depende da profundidade que vamos e se nos movemos muito gastamos muito ar e temos que voltar logo. Mas eh incrivel como a pratica leva a perfeissaum. Lembro que meus primeiros mergulhos duravam 25 28 minutos. Agora consigo fazer 45 e ainda volto com mais de 50/70 bars de ar no cilindro. No comeco voce mexe muito as maos pra se equilibrar e com o tempo aprende que mao eh desnecessario. Que o bom eh so se locmover com as pernas e bem de leve, quase nada, e aih voce fica flutuando. O que eu adoro fazer eh abrir os brassos como o Cristo Redentor e fazer de conta que eu sou a Wendy voando junto com o Peter Pan sobre a Terra do Nunca. e nesta hora, invariavelmente me lembro de minha amda Chiara e fico imagiando o dia em que faremos isso juntas. Daqui a dois anos, seguramente. Na volta do mergulho noturno uma sopa quentinha aquece nosso corpo e nos prepara para aquela prazerosa noite de sono. Afinal, amanhan, pela manha, tem mais mergulho.

Nenhum comentário: